Estamos aqui para lhe ajudar

Dúvidas frequentes

Qual é o canal de comunicação da Gamaro?

Para entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente, ligue no (11) 3847-3588 ou se preferir encaminhe um e-mail para atendimento@gamaro.com.br.

Qual o horário de atendimento da Central de Relacionamento com o Cliente?

Segunda à sexta- feira, das 09 às 18 horas.

Como efetuo o pagamento das minhas parcelas?

O pagamento das parcelas deverá ser realizado através de boleto bancário encaminhado mensalmente via correio para seu endereço de correspondência e via e-mail. Caso não receba algum boleto referente ao seu fluxo de pagamentos, você poderá emitir a 2ª via no Portal do Cliente ou entrar em contato com a Central de Relacionamento no telefone: (11) 3847-3588.

O que é Débito Direto Autorizado (DDA)?

O DDA (Débito Direto Autorizado) é um serviço de apresentação eletrônica de boletos de cobrança registrada, oferecida pelas instituições financeiras aos seus clientes. Esse serviço substitui os boletos de papel pela cobrança em meio virtual.
O serviço DDA não tem autorização prévia de pagamento, ou seja, o cliente precisa acessar a sua conta para consultar as cobranças cadastradas em DDA e autorizar o processamento do pagamento.
Somente o cliente pode contratar ou cancelar o serviço de DDA em sua Instituição Bancária através do seu gerente de conta.

A Gamaro pode solicitar o DDA para pagamento das minhas parcelas?

A contratação deste serviço é exclusivamente do cliente com a Instituição Financeira que possui conta corrente. Para maiores informações sugerimos que procure o gerente de sua conta no banco onde o serviço foi contratado.

Posso pagar parte do boleto?

O pagamento somente pode ser efetuado no valor integral do boleto recebido.

Qual o desconto para antecipação de parcelas/amortização de parcelas?

Orientamos que realize a simulação via portal do cliente, no site: www.gamaro.com.br ou entre em contato com a Central de Relacionamento no telefone: (11) 3847-3588.

Posso alterar o dia do vencimento das minhas parcelas?

Os vencimentos podem ser alterados para os dias 15, 25 ou 30, para isso é necessário entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente no telefone: (11) 3847-3588.

Gostaria de receber um carnê com todos os boletos para pagamento, é possível?

As parcelas de seu contrato são corrigidas mensalmente pelo INCC-DI, sendo o índice divulgado uma vez por mês pela FGV, por esse motivo não é possivel o envio de uma só vez de todos os boletos das parcelas para pagamentos futuros.

Como meu contrato é reajustado?

No período de construção do imóvel até a entrega das chaves as parcelas serão reajustadas mensalmente pelo INCC-DI (Índice Nacional de Construção Civil Disponibilidade Interna), no qual ajusta o valor à inflação sobre os custos de construção. Após a expedição do Habite-se, todo o saldo em aberto poderá ser corrigido pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) ou por outro índice disposto em contrato, tais como TR e IPCA. Ainda sobre o saldo em aberto, serão somados juros de 12% ao ano, calculados pela Tabela Price.

Esta correção no contrato do imóvel, é legal?

Sim, nos termos da Lei nº 10.931/94 e nos contratos de comercialização de imóveis é admitida a previsão de cláusula de correção.

O que é saldo devedor?

Saldo devedor é o saldo residual (restante) ajustado para quitação total do contrato de compra e venda do imóvel.

Como consultar meu extrato financeiro?

No Portal do Cliente você poderá conferir seu fluxo de pagamentos, através do extrato financeiro atualizado. Nele constarão as parcelas a serem pagas e as quitadas.

O que é financiamento imobiliário e quando se inicia?

A quitação do preço de aquisição de uma unidade pode se dar com recursos próprios ou mediante financiamento do saldo devedor junto a uma instituição financeira. Portanto, o financiamento imobiliário é a obtenção de crédito imobiliário junto à instituição financeira escolhida para quitação do saldo devedor do contrato celebrado com a incorporadora. Para a formalização do contrato de financiamento imobiliário pelo cliente, as obras de construção do empreendimento devem estar concluídas, a Prefeitura deve emitir o “habite-se” do empreendimento e ter ocorrido a averbação da construção na matrícula do imóvel. O procedimento de financiamento terá início no momento do envio de comunicado pela Gamaro.

Sou obrigado a pedir crédito para o financiamento imobiliáio na mesma instituição financeira que financiou a obra?

A obra está financiada por uma Instituição Financeira, o cliente se desejar, poderá consultar/contratar a mesma instituição para o seu financiamento, pois geralmente são oferecidos pacotes especiais. Porém, a decisão de qual Instituição Bancária será contratado o financiamento imobiliário é exclusivamente do cliente.

É possível utilizar o FGTS na compra do imóvel e ou amortizar valores com esse recurso?

As regras de utilização do FGTS são estabelecidas pela Caixa Econômica Federal, na qualidade de gestora dos recursos. Observadas essas regras, de maneira geral é sim possível a utilização do FGTS para compra de imóvel ou amortização de financiamento imobiliário. Para maiores informações sugerimos a consulta ao site http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/Paginas/utilizacao-fgts.aspx

Existe valor mínimo para as antecipações parciais da parcela de financiamento durante a obra?

Orientamos que realize a simulação via portal do cliente, no site: www.gamaro.com.br ou entre em contato com a Central de Relacionamento no telefone: (11) 3847-3588.

Quando vou receber minha chaves ?

A entrega das chaves se dará após a expedição do Habite-se, individualização das matrículas, Instalação do Condomínio e de ter realizado a vistoria de sua unidade, desde que o saldo devedor esteja quitado ou realizada a assinatura do financiamento bancário , devidamente registrado.

O que é Memorial Descritivo?

Memorial Descritivo é o documento que contém a descrição do empreendimento e a relação dos materiais de acabamento que serão utilizados na construção do imóvel. Referido documento é parte integrante da Promessa de Venda e Compra.

Qual a diferença entre Promessa de Venda e Compra e Escritura Definitiva de Venda e Compra?

A promessa de venda e compra é o instrumento pelo qual, durante as obras do empreendimento imobiliário, o vendedor se compromete a vender ao comprador determinado imóvel, pelo preço e condições pactuados entre as partes. Tal instrumento pode ser efetivado por instrumento particular ou por escritura pública. A incorporação imobiliária é registrada na matrícula do terreno em que esta está sendo desenvolvida e as matrículas de sua unidades autônoma, em regra, somente são individalizadas após o habite-se e instituição de condomínio. Essa é mais uma razão para que a promessa de venda e compra seja o instrumento usualmente utilizado na comercialização das unidades autônomas em incorporações imobiliárias.
Por outro lado, a Escritura Definitiva de Venda e Compra é o instrumento pelo qual, após a conclusão das obras do empreendimento imobiliário, o vendedor efetivamente transfere o imóvel ao comprador, em cumprimento das obrigações previstas na Promessa de Venda e Compra. Tal instrumento pode ser efetivado por escritura pública, sendo que apenas os agentes financeiros, devidamente autorizados, podem formalizar a venda e compra definitiva por instrumento particular, possuindo tal instrumento, força de escritura pública.

Por que há necessidade de se registrar a escritura definitiva de Venda e Compra do imóvel?

Para que se opere efetivamente a transferência da titularidade do imóvel do vendedor para o comprador é necessário o registro da Escritura Definitiva de Venda e Compra na matrícula do imóvel, perante o competente Cartório de Registro de Imóveis.

Quando vou receber o meu contrato?

A devolução da Promessa de Venda e Compra deve ocorrer em até 30 dias após a sua assinatura. Este tempo é necessário para que o contrato passe pelo processo de conferência junto com a documentação apresentada no ato da assinatura.

Quero rescindir a Promessa de Venda e Compra. O que devo fazer?

Para solicitar a rescisão da Promessa de Venda e Compra, por favor contatar a Central de Relacionamento com o Cliente no telefone: (11) 3847-3588.

O que é compromisso de venda e compra de imóvel?

Compromisso de Venda e Compra ou Promessa de Venda e Compra do imóvel dizem respeito ao instrumento contratual pelo qual o Vendedor se compromete a vender determinado imóvel e o Comprador a comprar referido imóvel. Tal instrumento estabelece as condições do negócio (preço, forma de pagamento, prazo de entrega do imóvel, etc.), bem como contempla todos os direitos e obrigações das partes contratantes. A Promessa de Venda e Compra é composta pelo Quadro Resumo, Normas Contratuais e demais anexos. Esse instrumento antecedente a escritura pública definitiva de compra e venda ou contrato de financiamento bancário com força de escritura pública.

O que é “Habite-se”?

O Certificado de Conclusão, comumente chamado de habite-se, é o documento expedido pela prefeitura municipal atestando que o imóvel encontra-se legalmente construído, ou seja, que observou todos os requisitos legais e está apto para ser habitado.

O que é número de contribuinte e quando ele será atribuído ao meu imóvel (IPTU)?

O número do contribuinte é a identificação fiscal do imóvel atribuída pela Prefeitura local. É por este número que se verifica e é atribuido o IPTU. Em geral, após a averbação da construção e o registro da especificação do condomínio, mediante requerimento da Vendedora, a Prefeitura procede a abertura dos números de contribuinte individualizados, de modo que cada unidade autônoma seja tributada individualmente. Todavia, essa é uma prerrogativa de cada Prefeitura, sendo assim, o procedimento de abertura dos números de contribuinte pode variar de acordo com a localidade.

O que é matrícula de um imóvel?

A matrícula é o documento de identificação do imóvel emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis competente, nela constam todos os dados do imóvel, tais como, mas não apenas, descrição, características e metragens, histórico das transferências, dados dos antecessores e dos atuais proprietários, existência de ônus e gravames.

O que é hipoteca?

Hipoteca é direito real de garantia que o devedor confere ao credor sobre um bem imóvel como garantia de uma dívida.

Quando posso vender meu imóvel?

Antes da Escritura Definitiva de Venda e Compra, a venda do imóvel a terceiros deve ser formalizada por meio da celebração de instrumento de cessão de direitos e obrigações, com a interveniência da Vendedora. As condições para a formalização da cessão de direitos e obrigações constam da Promessa de Venda e Compra.

Como faço para solicitar uma cessão de direitos?

Para solicitar a cessão de direitos e obrigações decorrentes da Promessa de Venda e Compra, por favor contatar a Central de Relacionamento com o Cliente no telefone: (11) 3847-3588.

Quais as leis brasileiras que regem o condomínio?

As leis brasileiras que dispõem sobre condomínio são: Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, conforme alterada (Código Civil) e Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, conforme alterada (Lei do Condomínio).

O que é Assembleia Geral de Instalação de Condomínio?

É a primeira reunião dos condôminos do empreendimento após a finalização de sua construção, a ser realizada juntamente com a empresa que administrará o condomínio, se for o caso, e a incorporadora. Nessa reunião serão eleitos o síndico, o subsíndico e os conselheiros do condomínio.

Quem pode ser síndico?

Poderá ser síndico, qualquer proprietário de unidade autônoma do empreendimento, desde que eleito pelos condôminos, para defender os interesses dos mesmos, por prazo não superior a 02 (dois) anos, bem como poderá ser síndico, o terceiro, não proprietário de unidade autônoma, desde que devidamente contratado pelo condomínio para tal fim.

O que é taxa de condomínio?

Taxa de condomínio é o valor devido, mensalmente, por cada condômino, a partir da
instalação do condomínio, para custeio das despesas comuns do condomínio, tais como água das áreas comuns, iluminação das áreas comuns, segurança, portaria, entre outras.

Quando começa a ser cobrado o condomínio?

Após a Assembleia Geral de Instalação de Condomínio, oportunidade em que os condôminos do empreendimento, juntamente com a empresa que administrará o condomínio, se for o caso, e a incorporadora aprovarão a arrecadação inicial das taxas de condomínio e o seu respectivo vencimento.

Como são elaboradas e como saber quais as normas que regerão o condomínio quando o empreendimento ficar pronto?

A Convenção de Condomínio e Regimento Interno são normas que regerão o condomínio, que são elaboradas de acordo com as peculiaridades do condomínio e em conformidade com o disposto na legislação que rege os condomínios.

Como conseguir as plantas de projetos da unidade adquirida?

As plantas das unidades adquiridas, bem como todo o material técnico necessário para eventuais reformas deverão constar no Manual do Proprietário que será fornecido na entrega das chaves pela Incorporadora.

O que é área comum?

É a área que pode ser utilizada por todos os moradores de um condomínio, e cuja manutenção é rateada pelo condomínio. Sua distribuição no contrato é efetuada através de uma fração ideal.
Como exemplo temos o salão de festas, lobby de entrada, piscina, playground, entre outros.

O que é área privativa?

É a área de um imóvel, medida em metros quadrados, de uso exclusivo de seu proprietário, ou seja, é a área interna dos apartamentos ou de qualquer outra área utilizada apenas pelo proprietário, como depósitos ou vagas exclusivas delimitadas pela superfície externa das paredes. Pode ser considerado também para efeito de cálculo, as áreas de shafts existentes dentro da projeção do apartamento.

Como tenho informações sobre o andamento das obras?

As informações sobre o andamento das obras estão disponíveis em nosso site: www.gamaro.com.br, em “Imóveis”, escolher o respectivo empreendimento e acessar “Status do projeto”. Mensalmente atualizamos o cronograma e as fotos do andamento da obra.

Quando posso visitar a obra do meu empreendimento?

A visita à obra será agendada pelo Departamento de Relacionamento com Cliente no momento oportuno.

O que é vistoria?

É o momento em que o cliente será convocado pelo Departamento de Relacionamento com o Cliente para comparecer no imóvel e verificar pessoalmente sua unidade. Nessa ocasião o cliente será acompanhado por um funcionário da obra designado para as vistorias, e deverá conferir a construção de sua unidade de acordo com o memorial descritivo do contrato. O cliente receberá uma listagem indicando vários itens que precisam ser observados, havendo alguma irregularidade, deve ser anotada no campo específico para que a engenharia providencie o reparo.
O Termo de Vistoria só deve ser assinado caso todos os itens citados estiverem em conformidade.

Como será a vistoria?

O cliente deverá dirigir-se ao empreendimento de acordo com a data e horário pré-agendado com o Departamento de Relacionamento ao Cliente.
No local, a equipe técnica da obra fará o acompanhamento até a sua unidade, o responsável da construtora que fará o acompanhamento, irá fornecer uma listagem com vários itens que deverão ser observados no seu imóvel.
Caso haja irregularidade apontada no momento da vistoria, a mesma deverá ser anotada no campo específico do documento, para que a engenharia providencie o reparo. Neste momento, a equipe da obra fará o reagendamento da nova vistoria para verificação dos itens abordados e suas devidas correções.
Caso esteja, tudo em conformidade, o cliente deverá assinalar no campo específico para aprovação e assinar o termo de vistoria.
O documento “termo de vistoria” só deve ser assinado pelo cliente se todos os itens citados no documento estiverem em conformidade.
OBS.: Os vícios ocultos, ou seja, aqueles que não conseguimos verificar no momento da vistoria e que poderão aparecer com o decorrer do uso do imóvel, serão verificados posteriormente através do Departamento de Relacionamento ao Cliente, desde que pertinentes, ou seja, após a avaliação da equipe técnica da construtora.

Porque devo fazer a vistoria prévia do imóvel?

A vistoria do imóvel é importante para que o cliente verifique pessoalmente se o imóvel foi construído de acordo com o memorial descritivo do contrato e não apresente defeitos construtivos visíveis.

Já aprovei a vistoria. Significa que poderei receber o meu imóvel?

Não. Para receber o imóvel, a construtora precisará ter obtido o Habite-se (Auto de Conclusão da Obra, documento emitido pela Prefeitura da cidade onde está construído o empreendimento) e o cliente deverá ter cumprido todas as condições estabelecidas em contrato (assinatura do contrato de financiamento bancário/ saque de FGTS, o que estiver especificado no compromisso).

E se durante a vistoria eu identificar algum problema?

Caso ocorra alguma irregularidade no momento da vistoria, deverá ser identificado no campo específico do documento que será emitido pela construtora e/ou incorporadora. A obra providenciará o reparo e o cliente será convocado para uma nova vistoria onde poderá conferir se o problema foi corrigido.

Como é feita a vistoria da Área Comum?

Após a Assembleia de Instalação de Condomínio, será efetuada a vistoria e a entrega de toda a área comum do condomínio, em conjunto com representantes do corpo diretivo eleito, para a verificação e registro de eventual vício aparente.

O que é personalização de um imóvel?

A personalização do imóvel permite ao proprietário escolher e adquirir acabamentos diferenciados pré-estabelecidos pela incorporadora de acordo com as suas necessidades e preferencias.
Na Gamaro a personalização de apartamentos é oferecida em dois momentos: sendo a primeira fase do Ateliê, a definição das opções de plantas determinadas previamente pela incorporadora, sem alteração do projeto estrutural, mas com a possibilidade de retirada e novo desenho de algumas paredes para a ampliação e integração de ambientes.

No segundo momento, acontece a definição dos acabamentos dentro das opções sugeridas para deixar o apartamento com a personalidade do proprietário.

Etapas e Prazos sobre a personalização.

As etapas e prazos variam de acordo com o empreendimento, mas normalmente acontecem conforme a lógica a seguir: 1º definição da planta do apartamento; 2º escolha dos itens de infraestrutura; 3º opção dos acabamentos. Sobre o prazo, esse é estipulado pela incorporadora, para que a personalização seja realizada na data ideal para o cumprimento da data acordada para término da obra.

Qual a diferença entre Construtora e Incorporadora?

Uma incorporadora é responsável por estudos do empreendimento, compra do terreno, projetos de arquitetura e até a venda das unidades em si, sendo responsabilidade dela a gestão do atendimento ao cliente. Uma construtora, no entanto, é a empresa contratada pela incorporadora para a realização do empreendimento. Ela deve levar em consideração as especificações técnicas, o memorial descritivo e o prazo, que devem estar dentro das normas vigentes. A construtora também é responsável por todos os riscos ligados à construção.

O que é a corretagem imobiliária?

A corretagem imobiliária é a prestação de serviços de intermediação na venda e compra de um imóvel, realizada por um corretor imobiliário ou por uma equipe de corretores imobiliários, devidamente habilitados. Em decorrência da referida prestação de serviços é devida remuneração aos corretores imobiliários, que deve ser paga pelos compradores diretamente a estes prestadores de serviço.

Para quem devo pagar o valor da remuneração pela corretagem imobiliária? Lorem ipsum dolor

O valor da remuneração pela corretagem imobiliária deve ser pago pelos Compradores diretamente ao corretor ou a equipe de corretores imobiliários que prestou os serviços de corretagem.

Quando devo pagar o valor da remuneração pela corretagem imobiliária?

O valor da remuneração pela corretagem imobiliária deve ser pago quando da formalização da Promessa de Venda e Compra.

Quais as vantagens de se comprar um imóvel no seu lançamento?

São muitas as vantagens de comprar um imóvel no lançamento, confira abaixo algumas delas:

a) Escolher a melhor unidade de acordo com as suas preferências. Exemplo: andar alto, com a melhor vista, melhor metragem, etc.

b) Comprar com o melhor preço. A tabela de lançamento sempre tem um preço especial, os primeiros que comprarem podem aproveitar.

c) Garantir uma ótima valorização. Quanto mais cedo você comprar, mais a sua unidade vai valorizar. Comprando no lançamento, quando o imóvel estiver pronto a sua valorização já será significativa.

d) Ter o melhor fluxo de pagamento e adaptá-lo ao seu bolso, com maior prazo para pagar as parcelas ficam menores e o fluxo fica mais fácil de ser adaptado as suas necessidades.

e) Evitar custos com reformas e manutenção. Com um imóvel novo você não precisa se preocupar com questões como infiltração, rede elétrica, hidráulica, etc.