Traçar um plano de carreira é algo comum entre jovens que ainda não se estabilizaram no mercado profissional. Jovens na casa dos 30 anos, com formação profissional qualificada, além de todos os benefícios de se conviver com uma internet cheia de informações rápidas e muito conhecimento, têm dificuldades para traçar um plano de carreira.
No texto a seguir, veremos algumas dicas para você que deseja definir ou traçar o seu plano de carreira, mas possui dúvidas sobre como começar. Leia com atenção e saiba como estabelecer seus objetivos para se tornar um profissional de sucesso no concorrido mercado de trabalho atual.
O que é um plano de carreira?
Muitos jovens ou recém-chegados ao mercado de trabalho, acabam começando com um anseio: preciso traçar um plano de carreira, mas como fazer isso? Primeiro, vamos explicar qual a definição e o que é o chamado “Plano de Carreira”.
O Plano de Carreira pode ser definido como um conjunto de metas e etapas que fará o profissional alcançar seus objetivos. Algo como um direcionamento profissional. A partir dele, o profissional começa a vislumbrar e a imaginar como será a sua carreira profissional após a passagem de alguns anos.
Com um bom plano de carreira traçado, o profissional consegue alcançar maiores cargos e uma possível estabilidade, entre outras coisas. Um bom plano de carreira pode ser definido como aquele que dá ao profissional a possibilidade de se programar futuramente, além de avaliar seus conhecimentos e habilidades, corrigir possíveis deficiências e apresentar possíveis projetos de desenvolvimento pessoal ou para a empresa.
Como traçar?
Quem nunca se pegou pensando: daqui a cinco, seis anos quero ter comprado meu apartamento, casar, comprar um carro, etc? Pois é, todo mundo possui seus anseios e desejos pessoais. Para alcançá-los, porém, é preciso estabelecer metas, desafios e traçar um plano de carreira. Mas como fazer isso?
O primeiro passo para criar um plano de carreira eficaz é definir seus objetivos pessoais e profissionais, além, é claro, de enxergar as suas reais necessidades. Reflita sobre o que você quer fazer e onde você quer estar daqui a cinco, 10 ou 15 anos e quais ferramentas você poderá utilizar para alcançar seus objetivos, assim você tem grande possibilidade de traçar um bom plano de carreira.
Outra dica importante: defina estratégias específicas para alcançar seus objetivos. O que você pode fazer hoje? O que falta acontecer? Para isso, você pode, por exemplo, investir na sua capacitação profissional, desenvolver novas habilidades, fazer novos cursos, ampliar conhecimentos, estudar uma nova língua, etc.
Lembre-se que existem empresas que fornecem o planejamento de plano de carreira, e assim te auxiliam a projetar seus objetivos, de uma forma mais fácil. Caso prefira, procure a empresa em você trabalha. Ela também pode te auxiliar nesse processo e, inclusive, colaborar com o seu plano de carreira na própria empresa, deixando esse trabalho em conjunto.
Enfim, são inúmeras possibilidades, mas o importante é que você consiga “enxergar” o futuro e imaginar o que você deseja estar fazendo lá na frente. Trace suas metas e siga em frente!
A comprar a casa própria, definitivamente, é um dos maiores objetivos de todas as pessoas. E o seu objetivo, qual é? Deixe seu comentário e aproveite para dar outras dicas ou fazer alguma pergunta.
Gostou das dicas sobre como traçar um plano de carreira eficiente? Navegue em nosso blog e confira mais informações, além de dicas sobre mobilidade, lazer e muito mais.
Comentários no Facebook