Sair da casa dos pais e ir morar sozinho é o sonho de muitos jovens e o pesadelo de tantos outros. Isso porque essa é uma decisão importante e cheia de significados na vida de um jovem adulto.
Muitas vezes, a mudança pode acontecer em favor da educação, quando a faculdade fica em outra cidade. Em outras, os filhos podem aproveitar o conforto da casa dos pais até que estejam devidamente empregados e possam, finalmente, buscar sua independência.
Qualquer que seja o seu motivo, veja como sair da casa dos pais pode melhorar a sua qualidade de vida.
Tome o controle da sua vida
Não é à toa que sair da casa dos pais tem sido cada vez mais adiado pelos jovens adultos. As responsabilidades que acompanham essa grande mudança podem ser chatas. O importante aqui é tomar o controle do que acontece na sua vida e entender a necessidade de cada tarefa. Estabeleça uma rotina de cuidados com contas, manutenções domésticas, supermercado etc. Procrastinar as responsabilidades pode trazer problemas maiores no futuro. Por isso, a sua qualidade de vida depende da sua maturidade para enfrentar as burocracias da vida adulta.
Qualidade de vida é cuidar da alimentação
Apesar dos macarrões instantâneos serem os reis da cozinha jovem, acredite, você vai acabar enjoando. É natural que com o tempo você comece a recusar a comida processada, mesmo com todas as suas facilidades. Só depois de irem morar sozinhos, a maioria dos jovens começa a valorizar os diferentes sabores de uma dieta balanceada, mesmo que a maioria dos ingredientes já tenha sido oferecido pelos pais ao longo da vida.
Essa busca por uma alimentação mais saudável e de procedência confiável reflete diretamente na sua saúde e qualidade de vida.
Compromisso com a moradia
A escolha da sua nova casa deve atender às suas expectativas quanto à qualidade de vida e, ao mesmo tempo, encaixar no seu orçamento disponível. Seja uma casa alugada ou um apartamento próprio, você passará a ter contas relativas à propriedade ou ocupação do imóvel. Assim como os cuidados com a manutenção e limpeza da casa, o compromisso com a sua moradia reflete na forma com que você se relaciona com o espaço ao seu entorno. Sentir-se confortável na própria casa é fundamental.
Cuidados com a saúde
Além de se alimentar melhor, os cuidados com o corpo, como por exemplo manter uma rotina de exercícios, é de sua inteira responsabilidade. Por isso, procure apartamentos que já tenham academia na área comum do condomínio. Essa é uma facilidade que vale a pena investir. Você não perderá tempo no trajeto e acabarão as desculpas para faltar à academia.
Passado o difícil período de mudança, inicie os exercícios o mais rápido possível e com a ajuda de um profissional. Você sentirá mudanças em sua qualidade de vida quase imediatamente.
De qualquer forma, sair da casa dos pais representa um rompimento com a vida como você conhecia. Todas essas mudanças geram um crescimento enorme, que é comprovado em coro por todos que já passaram por essa importante etapa da vida adulta.
Dentre todos os aprendizados de todo o processo de morar sozinho, ainda que eles continuem acontecendo mesmo depois de muitos anos, o maior deles é o fato de que a sua qualidade de vida passará para um novo nível personalizado. No final das contas você encontrará a sua melhor forma de viver e aproveitar cada momento, mesmo com todas as suas responsabilidades.
Você já saiu de casa e tem experiências para compartilhar? Deixe o seu comentário e confira mais dicas de moradia e qualidade de vida no nosso blog!
Comentários no Facebook