O lazer é uma necessidade. Caso a pessoa não se distraia, não se divirta, não ocupe seu tempo com um entretenimento saudável e prazeroso, a tendência é que ela perca o estímulo para trabalhar, tornando-se estressada — e podendo até entrar em depressão.
São Paulo é a maior cidade do país e, nessa condição, oferece uma variedade muito grande de pontos de diversão. Confira a seguir as cinco maiores áreas de lazer em São Paulo para curtir com sua família!
Parque Ibirapuera, o parque urbano mais famoso
É o parque urbano mais importante da cidade. Está localizado na zona sul, limitando-se com diferentes bairros nobres e é o 3º maior parque urbano de São Paulo, vindo logo depois do Parque Carmo e do Parque Anhanguera, que é o maior.
No ano de 2015, foi considerado pelo jornal The Guardian (Inglaterra), como o “melhor parque urbano do planeta”. Possui 1.584.000 m² com ciclovia, pistas para corridas e passeios, 13 quadras iluminadas e uma diversificada área cultural. Possui também 3 lagos artificiais. Entre as construções, podemos citar:
- Palácio das Indústrias;
- Palácio das Nações;
- Ginásio de Esportes;
- Obelisco do Ibirapuera;
- Palácio da Agricultura;
- Planetário;
- Monumento a Pedro Álvares Cabral.
Jardim Botânico, conhecendo a flora brasileira
Entre as maiores áreas de lazer em São Paulo, não se pode deixar de falar no Jardim Botânico, com seus 143 hectares, diversas espécies vegetais e duas estufas. Além das plantas nativas da Mata Atlântica, ele oferece uma coleção de produtos vegetais, como óleos, fibras, madeiras e sementes. Entre as construções do conjunto arquitetônico, destacam-se:
- Museu Botânico;
- Jardim de Lineu;
- Lago das Ninfeias;
- Bosque do Pau-brasil;
- Portão Histórico (datado de 1894);
- Estufas e Orquidário;
- Restaurante.
Teatro Municipal, as melhores produções líricas
Outro notável ponto entre as maiores áreas de lazer em São Paulo. Inspirado na Ópera de Paris, o estilo arquitetônico se equipara ao dos melhores teatros do mundo. Desde 1981, integra o Patrimônio Histórico da cidade. Foi no Teatro Municipal que aconteceu a Semana de Arte Moderna (1922). Possui espaço para 1.634 pessoas.
Oferece a melhor produção lírica do continente, sendo também a melhor casa de ópera do hemisfério sul. Integram o teatro: a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo e outros corpos artísticos.
Zoológico, conhecendo a fauna brasileira
É o maior jardim zoológico do país, com 824.529 m² de Mata Atlântica original e 4 quilômetros de alamedas. Também está na zona sul. São mais de 3.500 animais, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados. Incorporada ao zoológico, existe uma fazenda que produz alimentos para os animais.
O zoológico é destaque no ambiente científico, oferecendo programas de qualificação profissional nas áreas de biologia, zootecnia, veterinária e pesquisas científicas. A visitação anual é estimada em cerca de 1.600.000 pessoas.
Como uma das maiores áreas de lazer em São Paulo, apresenta infraestrutura desenvolvida com:
- Estacionamento para 2.000 veículos;
- 3 lanchonetes;
- Passeio em jardineiras dos anos 1930;
- Loja de fotos;
- Espaço D. Pedro (casa de eventos);
- Sistema de segurança próprio.
Ciclofaixa de Lazer Linha 3 – Vermelha: comodidade e passeios entre as maiores áreas de lazer em São Paulo
É possível deixar o carro em casa e andar com sua bike por vários trechos de São Paulo, inclusive até muitas áreas nobres da cidade.
A Linha 3 – Vermelha apreende vários locais, e alguns trechos dela acabam contornando as regiões do Brás e Mooca, ligando-as ao Centro e a outras partes da Cidade. Além de bastante útil, é uma construção linda.
Já conhece algum desses pontos entre as maiores áreas de lazer em São Paulo? O que pensa sobre eles? Registre seu comentário nos espaços abaixo!
Comentários no Facebook