Tem filhos tímidos? Confira 5 dicas para melhorar a vida social das crianças!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Gamaro Tem filhos timidos Confira 5 dicas para melhorar a vida social das criancas

Que crianças não são iguais, todo mundo sabe. Enquanto muitas delas são extremamente sociais e extrovertidas, outras acabam sendo mais quietas, retraídas e tímidas. A timidez em si não é um problema, desde que ela não atrapalhe as atividades sociais da criança.

Se seus filhos estão passando por isso, confira cinco dicas para melhorar a vida social das crianças e ajudá-las a passarem por isso e melhorarem da melhor forma possível:

1. Não force a barra para melhorar a vida social das crianças

A primeira dica é justamente algo que não deve ser feito em hipótese alguma: não force a barra com o objetivo de melhorar a vida social das crianças. Uma coisa é incentivá-la, outra é quase obrigá-la a passar por situações que não são confortáveis para ela.

Quando uma criança tímida é obrigada a se submeter a uma exposição que não gostaria, a tendência é que ela se feche ainda mais e acabe piorando a situação.

Por exemplo, se você obriga o seu filho a cantar na frente de todo mundo na festa de família, ele vai encarar isso como um trauma e provavelmente não se sentirá confortável a participar desse evento novamente. Por isso, entenda que é preciso respeitar os limites da criança e ir contornando a situação de outras formas.

2. Incentive-a a ter interações sociais

Uma forma de melhorar a vida social das crianças é incentivá-las a ter interações sociais. Por exemplo, diga que irá levá-la para tomar o sorvete que ela tanto queria no final de semana, desde que chame um coleguinha novo para ir junto. Caso a criança acabe não conseguindo, não brigue com ela. Diga que a entende e converse para incentivá-la a superar essa barreira.

Outro ponto fundamental é a conversa para entender o que a leva a ter timidez: é medo do que as pessoas vão pensar dela? É vergonha de falar em público? Foi alguma situação vexatória anterior que acabou fazendo-a retrair-se? Você só conseguirá estimulá-la da forma correta se entender as razões que a levam a ser desta forma.

3. Aponte os pontos positivos dos eventos que ela vai

Se seus filhos não estão querendo ir a um determinado evento (por exemplo, uma festa de aniversário de colegas), dedique um tempo a mostrar os pontos positivos para convencê-la a ir.

Dentro do exemplo que falamos, diga que o melhor amigo dele irá estar lá, que terá um bolo delicioso, que a criança tem total liberdade de, se caso não se sentir a vontade que poderá voltar imediatamente para casa, que terão brinquedos ótimos por lá. O importante é que ela entenda que essa experiência pode ser positiva para ela.

4. Encontre atividades que seja do gosto dela

Para melhorar a vida social das crianças, incentive-a a fazer atividades que ela realmente goste. Isso faz com que ela esteja dentro de uma zona de conforto que a motive a conversar com as pessoas que estão ali. Por exemplo, se sua filha gosta de balé, ela estará mais segura a encontrar novas colegas durante as aulas desta atividade.

5. Incentive amizades próximas

Da mesma forma que você a incentiva mostrando os pontos positivos de um evento, faça isso com colegas ou amigos que estejam próximos dos seus filhos, seja na escola, seja perto de onde moram. Por exemplo, se seu prédio tem playground, diga a seu filho que o vizinho que brinca com ele parece ser bacana, que ele pode chamá-lo para assistir um filme na sua casa com pipoca algum dia desses, apontando sempre coisas boas em relação a essa interação entre eles.

Continue acompanhando nossa sessão sobre qualidade de vida no blog para ler mais textos como esse. Ficou alguma dúvida de como melhorar a vida social das crianças tímidas? Conte para nós nos comentários, ou então compartilhe a sua experiência conosco!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×